Quinta Solar de Merufe

A Quinta Solar de Merufe


Partilhe em:

A Quinta Solar de Merufe está situada em Geraz do Lima, a 10 minutos de Viana do Castelo e igual distância de Ponte de Lima no coração vale do Lima – terra do vinho verde. Nestas terras do norte de Portugal, ondes as primeiras videiras foram plantadas há milénios, produz-se vinhos desde a época Romana.

A história mais recente conta-nos que desde o século XIV existiu uma forte ligação da quinta à cultura religiosa e à cultura da vinha e do vinho; valores indissociáveis. Tendo pertencido durante gerações a ilustres personagens do Clero que na época doavam vinho à Capela da Quinta construída em honra de Nossa Senhora dos Remédios para as despesas do culto que aqui se celebravam. E assim continuou preservando estes valores no decorrer dos séculos até aos nossos dias.

As suas vinhas, enraizadas sobre sete hectares de terreno de encosta em patamares, produzem vinhos naturais de denominação e origem controlada, sofrendo tanto um rigoroso processo de análise na sua certificação, como em todas as fases da sua vinificação.

Apaixonadamente, continuamos a preservar a autenticidade duma tradição onde a vinha e o Homem fazem parte da Natureza, testemunhando uma cultura ancestral como a vinha aqui enraizada. Herdeiros duma história secular orgulhámo-nos do legado e continuamos a garantir a genuinidade das nossas condições edafoclimáticas através de uma viticultura em sistema orgânico, criando vinhos de produção biológica certificados.

Os vinhos e espumantes Solar de Merufe apresentam uma personalidade própria. Provenientes de castas nobres regionais, de solos de origem granítica banhados pelo sol e expostos a poente numa envolvente paradisíaca. A nobreza da casta branca Loureiro, e a força da casta tinta Vinhão, permitem aos vinhos a possibilidade de terem a sua elevage em cave e surpreendem pela grande capacidade de conservação e evolução, adquirindo grande complexidade e afinação. São vinhos muito gastronómicos, com intensa riqueza tanto aromática como de sabores, revelando muita frescura e mineralidade que os distingue entre os demais vinhos do mundo.

Em suma, podemos afirmar que os vinhos e espumantes do Solar de Merufe são a tradução líquida do savoir faire do binómio Natureza, Homem!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *